Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA)

Criada em 1998, foi a primeira associação yanomami a surgir. Tem como objetivo defender os direitos do Povo Yanomami, representar os Yanomami do rio Cauaburis e afluentes e promover projetos que visam o bem-estar dos Yanomami que vivem na região. Sua estrutura é formada por: assembleia geral, composta por todas as pessoas das seis comunidades da região; diretoria, composta por cinco representantes; e conselho fiscal, também composto por cinco representantes. A assembleia geral ocorre anualmente e a dire- toria e o conselho fiscal têm mandato de dois anos.

A AYRCA faz parte da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e participa da construção do Plano de Gestão Territo- rial e Ambiental da Terra Indígena Yanomami, juntamente com as de- mais associações da T.I. Yanomami. Apesar do importante papel polí- tico que ocupa, tanto na esfera regional quanto nacional, tem pouca experiência com gestão de projetos e administração de recursos. A associação não tem funcionário remunerado e a diretoria trabalha vo- luntariamente. Possui uma sede em Maturacá que foi doada pelo Distrito Sanitário Yanomami em 2015. Durante o processo de construção do Plano de Visitação, os Yanomami da região de Maturacá decidiram que a gestão do empreendimento será de responsabilidade da AYRCA e que seria preciso criar a figura do Coordenador do Projeto YARIPO – ECOTURISMO YANOMAMI. As duas propostas foram referendadas pela assembleia da AYRCA de 2016, conduzindo ao cargo de coorde- nador Salomão Ramos Yanomami.

Também foi decidido que na estrutura da AYRCA será criado o Conselho Yaripo, formado por lideranças, professores, conselheiros do PARNA e representantes da Kumirayoma. O Conselho tem como missão orientar o trabalho do coordenador e da diretoria no que se refere ao Projeto Yaripo Ecoturismo Yanomami.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora